logo pilates priscila fleuri

"Se sua coluna for inflexivelmente rígida aos 30, você está velho;
Se ela for completamente flexível aos 60, você está jovem."
Joseph Pilates

Joseph Pilates criador metodo pilatesJoseph Hubertus Pilates (1880 – 1967) nasceu na Alemanha, perto de Dusseldorf, em uma pequena vila denominada Monchengladbach, numa família de classe média. Na infância, sua saúde foi frágil, sofreu de asma, bronquite, raquitismo e febre reumática. Tornou-se autodidata apronfundando seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa.

Pilates trabalhou tanto no seu condicionamento físico que com 14 anos, já posava para quadros de anatomia. Na adolescência, tornou-se ginasta, esquiador, mergulhador, boxeador e artista de circo.

Em 1914, com a I Guerra Mundial, foi mandado para o exílio em uma ilha da Inglaterra, onde começou a trabalhar com exilados e mutilados. Foi nesta época de sua vida que iniciou o uso das molas das camas de hospital, desenvolvendo um sistema que, mais tarde, o inspiraria na criação dos seus equipamentos.

Após a guerra ele voltou a Alemanha para dar continuidade ao seu trabalho e iniciou o treinamento do exercito alemão em 1925. Em 1926 numa viagem de navio para os EUA, conheceu Clara, que se tornaria sua esposa e grande entusiasta de seu método revolucionário de condicionamento físico e mental.

Uniu de forma espetacular em uma única prática os conceitos ocidentais de desenvolvimento de força e resistência física com os princípios orientais do controle da respiração, flexibilidade, equilíbrio e concentração, trazendo harmonia e beleza para o corpo, como equilíbrio para a mente e o espírito. O método criado por Joseph Pilates tem diversas influências, dentre elas Hatha-Yoga, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração corretas. Seu estúdio, na cidade de Nova York, recebeu a atenção da comunidade de dança e a "Contrologia", tornou-se parte integral do treinamento de bailarinos, entre eles alguns expoentes da dança como Ruth St. Denis, Ted Shaw, Marta Graham, George Balanchine, Hanya Holme e Jaerome Robbins, alunos e praticantes da técnica Pilates.

Em outubro de 1967, Joseph Pilates morreu aos 84 anos, vítima de complicações respiratórias causadas pela exposição à fumaça durante um incêndio que ocorreu um ano antes em seu estúdio na 8th Avenida.

© 2017 Pilates Priscila Fleuri - Todos os direitos Reservados.
Desenvolvido por Éder Mart - Produções Digitais